segunda-feira, 11 de abril de 2016

Como crianças com Paralisia Cerebral podem ter acesso ao computador?

Antes de começar quero dizer que fiquei feliz com esse artigo dizendo a respeito de alguns materiais adaptados para crianças com P.C.
...
. As particularidades das crianças com necessidades educacionais especiais são bastante diversas e não é diferente quando se pensa na sua aproximação ao computador. Segundo Pelosi (1999), essas necessidades tão singulares se dividem em quatro grupos:

• Crianças que não precisam de recursos especiais – são aquelas que apresentam alguma dificuldade de acesso, mas não o bastante para necessitar de adaptações.

• Crianças que necessitam de adaptações no seu próprio corpo – são as que se beneficiam de órteses, colocadas nas mãos ou nos dedos, que facilitam o teclar. Algumas necessitam de pulseira de peso para diminuir a incoordenação e outras de faixas para restringir os movimentos dos braços.

• Crianças que necessitam de adaptação do computador – são possíveis várias adaptações:

- Colmeia de acrílico – a colmeia é uma placa confeccionada de acrílico transparente onde são feitos furos do tamanho das teclas. A função dos furos é facilitar o acesso da criança ao teclado sem que ela aperte todas as letras ao mesmo tempo. Esse recurso é também usado para a máquina elétrica.

- Teclados alternativos – os teclados alternativos podem ser reduzidos ou ampliados. O teclado expandido possui letras maiores, em alto contraste e com menor número de informações na prancha. O teclado reduzido é utilizado quando a pessoa tem boa coordenação, mas pequena amplitude de movimento. O teclado reduzido possui um tamanho bastante inferior ao de um teclado convencional.

- Teclado sensível – o teclado sensível é uma prancha que pode ser programada em zonas e tamanhos variáveis. Funciona associado a um programa que realiza a seleção do número de informações e controla o local de pressão, pode estar ou não associado a um sintetizador de voz.

- Mouse adaptado – existem vários modelos: mouse com cinco botões, cada um deles faz o cursor andar para uma direção e o último é o do click ou double click; mouse cujo movimento do cursor acontece através de rolos; mouse de formato de caneta, entre outros.

- Tela sensível ao toque – a criança com o dedo na tela comanda o cursor do mouse.

• Crianças que necessitam de programas especiais – as crianças que necessitam programas especiais são aquelas que vão interagir com o computador com o auxílio de acionadores externos, por não serem capazes de utilizar o teclado e o mouse, mesmo adaptados.


Segue link:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/516-2.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário