Resolvi falar sobre isso, pois hoje realizei o meu primeiro dia de Estágio de Observação para um trabalho da faculdade e achei mágico, gente eu amei mesmo. Fui recebida de portas abertas pela Diretora da escola, Coordenação e Professoras e o que eu tenho a dizer é batam palmas para esta professora do 1º ano B do E.M.E.F. PROFº ALDO RIBEIRO LUZ, pois lidar com dois alunos com TDAH e um AUTISTA em uma sala com 33 alunos, tem que ter muita paciência, fiquei impressionada com ela, sempre muito prestativa, dinâmica. Essa subiu no meu conceito
A importância do Estágio de Observação.
Desenvolvendo Teoria e Prática
Terezinha de Jesus da Silva Aguiar
O estagiário é capaz de desenvolver, importantes capacidade como: atenção, imaginação,
criatividade, memorização e ainda a capacidade de socialização através da interação
e da utilização de regras. E também criar e possibilitar situações para se desenvolver
dentro de um mundo real, que se faz presente entre os professores/estagiários.
No estágio de observação, essa realidade se faz moralmente nessa fase. O estagiário acadêmico e observador constrói algumas concepções e adquirir novos conhecimentos. Uma vez que o conhecimento adquirido no decorrer do curso não são suficientes para a formação do futuro professor.
O estágio deixa de ser um momento privilegiado da aprendizagem, e torna-se um momento de testes, para a verificação do desempenho do decorrer da vida profissional.
Sobre o campo do estágio destacam aspectos importantes dessa discussão, e enfocando três eixos que precisa ser apropriados nesse momento para situar essa analise:
- O conceitual: O sentido da reflexão no estágio e a necessidade se considera o diálogo entre pares como as referencias teóricas em atividades coletivas e individuais;
- O metodológico: A reflexão no estágio tem como conteúdos além dos aspectos diferentes ao professor e seus saberes o estudo do sistema de ensino e escola estrutura e organização de ensino devem incluir em suas políticas de formação continuada as ações de desenvolvimento profissional e qualificação docente, as escolas sempre são o ponto de partida e chegada nos estágios e ações de formação continuada.
Nos deixa claro, que o estágio supervisionado é mais do que um currículo na vida do professor/acadêmico, podendo afirma que “Estágio” é “Aprender” pois o estagiário aprende estagiando.
Metodologia
Para o professor/estagiário não bastasse preocupar somente com o ensino aprendizagem, com as práticas teóricas com a linguagem em si, mas também, com a chegada na unidade de ensino onde e é iniciado o estagio de observação.
A interação com o corpo docente da escola em que o estágio será ministrado e de grande valia, nos seguintes quesitos que serão registrados:
- O planejamento didático
- Tempo hora/aula
- Matérias pedagógicos a serem adotados
- Comportamento
- Dificuldades e facilidade no ensino aprendizagem
E por necessário que o professor acadêmico venha ter com base esses conhecimentos acima citados para que possa ser assumido o compromisso com responsabilidade de ser um “professor”.
Conclusão
É importante ressaltar que só é possível conhecer, o que é ser um professor, quando o futuro professor reconhecer um poço de como é a vida de um profissional da educação.
Assim será possível o acadêmico/estagiário redescobrir e reconstruir em si mesmo, o gosto pela profissão.
Deve-se considerar que a observação é um ato de enorme importância e que traz oportunidade para o professor discente de vivenciar a realidade, as dificuldades e as necessidades de uma sala de aula.
A partir dessa prática pedagógica observada o professor/acadêmico passa conhecer e a entender os planejamentos como um todo, e para os próximos passos
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-do-estagio-de-observacao/99501/#ixzz46ILIF7vn
Michele muito bom seu blog, a forma como tem trabalhado os conteúdos abordado. Parabéns!!!
ResponderExcluirObrigado Professora, estou tentando manter sempre atualizado...
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