Resolvi escrever sobre este tema, pois na escola onde fiz o Estágio de Observação me surpreendi com a dinâmica da professora com a turma, eles sentiam vontade de aprender, pediam atividades e se sentiam totalmente parte de algo significativo...
.
.
.
Realizei meu estágio no E.M.E.F CÉU PERA MARMELO, com a professora Gesiane que dá aula no 3º ano do EJA Fund. I, digo batam palmas para essa professora, pois diante de tudo sabe lidar com essa turma, trabalha em cima da realidade do aluno.
O estágio na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao entrarmos temos de ter um olhar de pesquisa nesta tão graciosa modalidade de ensino formal ou não formal, onde os estudantes desenvolvem suas capacidades enriquecem seus conhecimentos e melhoram suas competências técnicas profissionais tentando atender as suas próprias necessidades e assim contribuir como cidadão na sociedade ao qual está inserido. Apesar de o estágio de observação ser curto, traz grandes contribuições, para ação reflexão do profissional que adentrará no campo da Educação de Jovens e Adultos. A observação tem que ser criteriosa, percebendo os anseios, rejeições, ações, metodologias, aceitação da turma que neste momento já identifica outra pessoa além da professora regente em sala de aula. A participação da professora com a turma e interesses precisa ser envolvente, tranquilizando os educandos e deixando um gostinho de: o que vem de diferente ai? Confiança é uma coisa muito importante, mesmo sendo curto o período junto a turma, os enlaces de confiar e de segurança do trabalho que a professora está propondo a turma tem que ser significativo, cordial e consistente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário